meus desodorantes veganos



Ano passado já cansada de usar e de me sentir sufocada com o desodorante aerosol da Giovanna Baby (que são todos veganos) e também já empolgada com a ideia de produzir o meu próprio, produzir menos lixo e consumir produtos mais naturais, parei de comprá-los e fui investir em coisas mais interessantes para a saúde do meu corpo e do meio ambiente.


Vejam bem, estamos falando de desodorante, que tem como função anular odores. Já um antitranspirante, bloqueia as glândulas sudoríparas para impedir a liberação de suor. Eu tenho suor excessivo e nenhum antitranspirante usado na minha vida funcionou com eficácia em mim, por isso não me importo em usar só o desodorante e deixar meu corpo suar e liberar as toxinas que devem sair. Aqui no site da alva eles fazem uma breve explicação sobre como nosso corpo funciona e sobre as toxinas que não são liberadas.

Kristall-Deo | Alva R$75


É em forma de cristal e tem uma duração de aproximadamente dois anos. Na embalagem mostra que não é testado em animais, é sem corante, fragrância e conservantes. Ele é feito de Alúmen de Amônio: 

É a forma similar do Alúmen de Potássio, que é um sal minera natural. O Ammonium Alum é composto por moléculas que são grandes demais para serem absorvidas pela pele, por isso esse cristal evita a proliferação de bactérias que geram odores. Além disso, a transpiração é levemente reduzida sem entupir os poros. Não contém álcool e cloridrato alumínio.

Pra usar é só molhar a ponta do cristal na água e passar nas axilas. É o que estou usando no momento, pois os outros já acabaram. Não é meu favorito por motivos de ainda estou me adaptando em ter que passar duas vezes pra ter um resultado melhor, pois em algumas vezes que passei só uma vez senti que ele não segura muito o odor. No mesmo site que passei anteriormente da Alva, eles explicam sobre esse período de adaptação de uns 15 dias que o corpo também passa nessa mudança de componentes de um antitranspirante pra um  desodorante mais natural e dão dicas de como usar o cristal da melhor forma. 

Fiquei pensando aqui se o problema de não funcionar muito bem em algumas vezes ter a ver com as alterações hormonais no período pré-menstrual e em momentos de estresse. Vou começar a reparar e até vi uma coisa sobre isso no wikipédia dizendo que nós termo dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e apócrinas, sendo que essa última é a responsável pela causa do odor devido as bactérias que quebram os compostos orgânicos presentes no suor dessas glândulas que acabam aumentando a produção quando estamos sob estresse emocional. 

Hoje passei até secar e repeti o processo. Realmente melhorou total, suor sem cheiro algum só que nem sempre tenho paciência pra isso heheh, mas é um ótimo produto. Em algumas vezes pinguei uma gota de óleo essencial de tea tree antes de usar pra dar um perfuminho, além de potencializar mais ainda com sua propriedade antisséptica, antifúngica e antibacteriana.

Onde comprar: o meu comprei na mesma feira vegana que comprei o desodorante abaixo, mas você encontra em muito sites, como no próprio site da Alva ou Lar Natural.


Desodorante natural artesanal - Nati Emporium R$25


Muita calma nessa hora. Ele está assim porque já usei toda a parte que era a barra. Eu tenho uma memória olfativa toda vez que sinto o perfume desse desodorante. Me faz lembrar do dia que comprei na feirinha vegana junto com aquele creme hidratante pro rosto que mostrei aqui.

Não tenho reclamações quanto à proposta de desodorizar, adorei quando comecei a usá-lo e me pegava de vez em quando cheirando as axilas de tanto que adorei o cheirinho bom de erva dele. ♥ o.O 

O único ponto negativo, é que achei que ele acabou rápido. Acho que a barra poderia ser maiorzinha ou melhor ainda, ser vendida somente em barra (igual da Lush, que inclusive quero muito experimentar), o que faria a gente usar o produto até o final sem ter que se preocupar em raspar o fundinho igual eu provavelmente farei, porque não vou jogar produto fora e tipo, tem bastante produto ainda. Enfim, uma ideia.

p.s.: vi no site que a embalagem mudou, então não sei se agora vem em mais quantidade.

Composição: Óleo de Arroz, Cacau, Karite, Coco, Bicarbonato, Araruta, Guacatanga, Bardana, Picao, Vitamina E, Agua de Hamamelis, Aloe Vera, Infusão de Arnica, Raspas de Jua e Acido Estearico; Óleo Essencial de Cedro, Lemon, Patchouli, Melaleuca, Vanilla, Salvia, Lavanda, Cravo e Canela. 

Onde comprar: pelo próprio site ou em feirinhas e eventos. Esse mês a marca estará presente nesse Encontro Vegano de Verão - SP.

Desodorante natural artesanal de óleo de coco - Feito por mim ♥


Meu xodó, meu amô, meu filho. Eu queria dizer que esse é meu desodorante favorito de todos os tempos, de verdade. Ele é feito com óleo de coco, bicarbonato de sódio, amido de milho e óleos essenciais. Tu compra os ingredientes e dá pra reutilizar o mesmo vidrinho pra sempre sem falar que dura muiiiiiiito mais que o aerosol da Giovanna Baby que eu usava. Segura um pouco o suor por conta do amido e tem um cheirinho mara ♥ da mistura dos óleos que usei e do próprio óleo de coco.

Minha única tristeza foi que quando fui usá-lo depois de passar gilete, minhas axilas ficaram coçando muito e causou uma espécie de "queimadura" pela ardência que deu e aí acabou até as escurecendo (mais do que já são -_-, mas já estou resolvendo isso). Acredito que foi pelo contado do bicarbonato na pele toda sensível feat. ferrada que a lâmina faz comigo sempre T.T. 

Recentemente decidi abolir essa gilete chata e parti pra pinça, sim, arrancando pelo por pelo ou cera. Hoje usei o desodorante e não irritou uhuuu.

Eu já estava esperando a quantidade que fiz acabar pra refazer de uma forma diferente e com menos bicarbonato para postar aqui. A quantidade feita rendeu bastante, tanto é que compartilhei com meu irmão e separei um pouco nesse vidrinho acima que está até hoje com minha mãe. Farei um d.i.y pra cá e vou resenhar e comparar as duas versões. 

Acredito que a quantidade feita dure até 3 meses tranquilo. Agora me imaginem gastando quase R$10 por mês com os desodorantes que eu usava, R$120 por ano e jogando todo esse lixo no ambiente. Sem falar do monte de componente desnecessário entrando em contado com a minha pele numa região que já é super sensível (ainda mais em mim que sou aloka das alergias). Pelo menos com o da Alva por exemplo, você gasta R$75 em dois anos, senão mais.

---

E esse post ficou maior do que eu esperava, mas é pra mostrar todas as alternativas mais naturais e ecológicas que experimentei e que me agradaram demais. Não volto pros tradicionais e se você puder fazer essa troca também, super recomendo mesmo.

17 comentários

  1. poxa que péssimo isso da queimadura! tava pensando em fazer esse de óleo de coco, uma amiga da minha mãe me indicou, mas provavelmente eu me ''queimaria'' horrores hahahaha. quanto às axilas escuras, nem me fale. já tentei altas coisas.. hj em dia desisti. Será que hidratação insana ameniza um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hidratação insana com certeza melhora, percebi isso xD!
      kkkkkk as queimadas. Dessa próxima vez vou testar com menos bicarbonato, Bell e espero que dê certo! ♥

      Excluir
  2. Ai, Grazi, sempre me surpreendo quando venho por aqui e vejo o seu envolvimento com o veganismo. Adorei os desodorantes econômicos (os meus sempre acabam rapidinho) e principalmente o que você vai mostrar a receitinha pra gente :D

    Eu transpiro muito e não consigo abrir mão de um desodorante mais "forte", mas espero conseguir me libertar disso algum dia.

    Sobre as queimaduras, eu gosto de passar talco ou hidratante hipoalergênico (uso o Fisiogel) nas axilas depois de depilar; será que a gente encontra alternativas veganas pra isso? Também sou a louca das alergias, ahuaha!

    Obrigada por compartilhar com a gente seus achados <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <33 Obrigada, Ju!
      Simmm, acabam super rápido.

      Eu também transpiro muito e acredito que até mais que você, então boto muita fé que vc se deixe libertar um dia sim assim como eu conseguiiii.

      As loucas das alergias, vemk aushauhsau! Vlw pelas dicas, viu? Vou procurar saber mais.

      ♥ por nada

      Excluir
  3. Amei as dicas. Essa semana eu tive um problema na minha axila - um abscesso, especificamente -, e a médica falou que não era legal usar desodorante roll on. Porque ele tapa os poros. Fiquei um pouco desesperada, porque uso roll on para não usar aerosol. É bom saber de outras alternativas.

    Ah! O que você tá fazendo para clarear as axilas, depois dessa queimadura?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, caramba, Bru :O
      E eu nem gosto de roll on, por isso acabava usando o aerosol q no fim me deixava sufocada u.u
      Eu acredito que qualquer uma dessas opções serão perfeitas pra vc então.

      Eu continuei com a minha rotina de lavar as axilas com uma esponjinha vegetal de dia e à noite e na hora de dormir passei Bepantol bem vencido da época q comprei quando não era vegan. Quero que ele acabe logo pra poder usar outras alternativas veganas. Mas resumindo, lavar com esponja vegetal e hidratar bemmmmm.

      bêjo!

      Excluir
  4. Acabei de conhecer o blog por esse post que foi super útil! Faz dois meses que eu tô usando desodorante natural e amando! Tô usando o da aroma therapy que é de spray e já tô pesquisando outras marcas pra comprar.
    Já deixei salvo o link da Nati emporium pra comprar quando o meu acabar. Adorei! <3 <3 <3

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito amor, né? <333
      Ai, que legal! Espero que goste e continue amando essas alternativas ♥♥

      Excluir
  5. Migaaa, xeu contar que eu uso pinça também :x Sempre usei, na verdade, porque lâmina sempre me deu coceira. Vou testar sua receitinha porque os alumen de potássio não funciona comigo de jeito nenhum! :( Eu uso roll-on da giovanna baby, mas também nem seguram muuuuito o odor.
    Amei muito o post! <3
    :****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu devia ter aderido à pinça bem antes tbm, pq olha, é um saco lâmina, né?!! T.T
      Ai, eu tbm tava desanimada com o alumen, mas será que c vc não fazer igual eu fiz não melhora?
      Faz o de coco, plissss <3
      ♥ beijão!

      Excluir
  6. Eu tinha MUITA alergia a gilete e cera, mas ganhei 10 sessões de depilação a laser e foi minha salvação. <33 Sério, sumiram as "bolinhas" vermelhas, as marcas, a coceira e os pelos. \o/ Por mim só deixaria cabelo e sobrancelha, hahaha. Que amor esse desodorante feito por você! :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, até cera? O:
      Meu, que mara que conseguiu uma salvaçãooooo! <3
      Comassim, quer voltar a ser criança? AHSUAHSUA
      ai, obrigada! Ele é meu xodózim ♥

      Excluir
  7. Também tenho esse problema das axilas,e é triste não poder usar blusa sem manga :( a hidratação com o bepantol está funcionando? Preciso de uma solução urgente.
    Esse lance do desodorante é delicado,creme dizem que entope os poros,aerosol polui o meio ambiente... foda né? Sempre tem um porem.
    Também uso pinça,dói e dá trabalho,mas acho que vale a pena não usar a lamina.

    ResponderExcluir
  8. Sério que o desodorante da Giovanna Baby é vegano??? Nossa, não tinha ideia disso!
    Essa sua receitinha de desodorante caseiro foi a mais fácil que encontrei até agora, testarei <3

    ResponderExcluir
  9. Oi Grazi (:
    estou a p a i x o n a d a pela ideia desse seu desodorante caseiro! Sério, conta a receitinha pra fazer ele porque eu já quero testar pra ontem hahah
    Atualmente uso o da Giovanna Baby (e não tinha ideia que ele é vegano, que incrível!), que eu gosto mas ultimamente não sinto que ele segura mais tanto quanto antes. Ah, e também tive esse mesmo problema da "queimadura" nas axilas :( ainda tentando recuperar a cor original.
    E menina, que suplício arrancar pelo por pelo com a pinça hahaha vou te dar uma dica que mudou minha vida: depilador elétrico <3 eu sempre odiei depilar com gilette e achava um saco ter que esperar o pelo crescer para tirar com a cera, quando descobri esse depilador a vida virou outra coisa haha Ele é composto de várias pinçazinhas que tiram o pelo pela raiz, mas o bom é que você não precisa esperar um tempão para o pelo ficar grande, ele tira até os pelos menorzinhos. E de quebra cê ainda vai economizar um baita tempo heheh Eu uso o da Philips Santinelle já faz uns três anos.
    Enfim, acho seu blog incrível (a receita do chá de hibiscus com canela, ó <3)!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oii Grazi, queria saber se você postou o diy do desodorante com óleo de côco que você fez? Fiquei com muita vontade de fazer, estou tentando abolir os desodorantes não naturais. Obrigada, amei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Shay! Brigadaa, feliz que vc gostou! Menina, eu não posteiii até hoje T.T. Mas tenho uma miga que fez e postou aqui no insta e é bem parecido senão igual eu faço: https://www.instagram.com/p/CG2g2AzDo70/ ♥

      Excluir

Grazi Lotti Theme by STS.