(Pra mim) sem bojo é mais legal



Faz quase dois meses que optei por não usar mais sutiãs com bojo. A possibilidade de isso acontecer já estava em meus planos, mas sempre tinha um pouco de receio por ter o peito pequeno (SO WHAT?) e essas neuras de “ah, meu peito vai sumir sem um bojinho aqui”. Desencanei dessa história em julho, quando fui colocar um top de ginástica com um bojo todo esquisito e pequeno, que apertava e me deixava desconfortável.

Na mesma hora descosturei as laterais e arranquei os benditos e fui me exercitar toda feliz. Desse dia em diante, passei a usar no dia a dia um sutiã bem simplesinho que ficava guardado na gaveta à minha espera. Sem bojo, sem aro e sem fecho. Pretinho básico e hiper confortável. Aí fui atrás de outros sutiãs assim legais e bonitinhos e CADÊ QUE EU ACHO?


update: esqueci de dizer que desde então, comprei e uso tops de ginástica que são até mais firmes que o sutiã que eu usei no começo da libertação. Tá super de boa e preciso de mais haushausha.
O da foto comprei na dafiti numa promoção, mas nunca encontro em lojas físicas do jeito que eu quero e é aqui que o Youtube querido entra. Fui parar não sei como em um vídeo de como fazer um Bralette, que é basicamente um sutiã ser aro e bojo. Tô toda doida aqui querendo fazer vários *O*.


A boa notícia é que minha irmã comprou uns na revista da Hermes, conhecem/lembram? E esses dois ficaram apertados nela então ela me deu. Yayyy! Eles são de algodão mesmo e acho que depois de algumas lavagens o tecido vai começar a ficar aquele preto meio desbotado, mas no problem.

bralettes

Se sentir bem com sutiã sem bojo me foi uma evolução e tanto e com certeza mais um processo de aceitação pessoal alcançado com sucesso ♥! Essa decisão teve tudo a ver com representatividade de fotos de mulheres (com peitos de diversos tamanhos) que vi pelo tumblr e instagram que escolheram usar um sutiã basiquinho ou simplesmente nem usá-los. Mulheres com peitos pequenos se sentindo lindas e felizes, transparecendo esse sentimento. Comecei a enxergar beleza nelas e consequentemente em mim também. Por que não?

Sei lá, é uma sensação de liberdade e de não ter que depender e fazer parte de um padrão que considera bonito só aquele peito de tamanho “normal” levantado, durinho, redondinho e de preferência sem deixar o bico marcado, sabem? Eu era o tipo de garota que até o 2º ano do ensino médio, usava uma camiseta por baixo da camiseta da escola por vergonha de deixar o sutiã marcado ou visível pela transparência inexistente do uniforme. Olha o nível de what the fuck da pessoa o.O. Hoje em dia eu uso aquelas camisetas com transparência e quero que se fodaaaa kkkkk.

Não tem problema algum se você prefere ou até precisa de um pouco mais de sustentação que o bojo/aro pode te oferecer, mas no momento pra mim, sem bojo tá sendo mais daorinha (;

51 comentários

  1. Grazi, eu queria demais usar sutiã sem aro e sem bojo! Mas eu tenho o busto médio, até que dá, sabe?? Mas precisa de um sem bojo e sem aro mais estruturado, imagino, pq quando eu me movimento muito me incomoda. Já vi muita gente com o busto grande elogiando vários tipos de sutiã sem bojo e etc. Nunca tentei pq são meio caros, né? Engraçado, o de bojo é R$15 na marisa e os sem.. vixe!

    Mas vai fundo!! Toda vez que eu durmo de sutiã sem querer e acordo com ele me cortando me lembro o quão melhor são esses mais confortáveis <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim! Tem uns que dão mais sustentação, né? O foda é achar =/
      kkkkkk sério q são mais caros que sem bojo? Eu nunca tinha reparado nisso. Que horrrror
      Né? Nossa, eu já dormi várias vezes com sutiã de bojo e incomoda demais. A gente acorda querendo arrancar aquilo auhsuahsuh!

      Vlwww <3

      Excluir
    2. Toda cidade possue uma ou mais feiras livres do povão mesmo vende de tudo lá você encontra até por 10 reais

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente alguém que me entende!

    Não gosto de bojo, na verdade sempre odiei desde primeira vez que usei um. Ao contrario de você, tenho peitos grandes e com o bojo eles ficam maiores e isso me incomoda bastante, pois fica desproporcional, mas uso por obrigação porque quando não uso minha mãe e minhas irmãs falam que o peito fica caído ou dependendo do tempo meu mamilo fica evidente oO e pior que bojo é o peito caído, no meu acontece porque ele é grande e consequentemente pesado :(

    Diversas vezes pensei em colocar um pouquinho de silicone só para subir ele, mas ainda bem que essa ideia de merda passa rápido. A minha solução para essa realidade infame e ficar sem sutiã em casa. Em casa eu sou livre dessa praga, mas na rua ainda tenho que usar.

    Mas você me deu uma luz sim, vendo esses modelos penso se usar um apertadinho vai dar uma sustentada melhor. Se funcionar... Venho aqui te agradecer de joelhos por essa benção que não é precisar mais usar bojo kkkkk

    Adorei esses modelos da Hermes, confesso que não conhecia a marca. Espero que o seus não fiquem desbotados, penso se vc lavar eles a mão é melhor do que colocar na maquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que linda. Eu espero de verdade que você consiga ficar sem usar os sutiãs de bojos. Se não curte a ideia de peitos caídos, experimenta usar os tops de ginásticas. Eles são confortáveis e tem uns que sustentam bem seios maiores iguais aos seus.

      Aii, é muito bom ficar sem top, nem nada, né? Eu quero chegar a sair sem sutiã ainda.
      Mas olha, é normal que outras mulheres ao nosso redor achem feio ou vulgar o bico do peito aparecer ou deixar evidente que os peitos são caídos, porque elas estão reproduzindo um discurso machista que é nos ensinadas há séculos.

      Por isso acho muito importante você, nós nos empoderarmos e sentirmos livres com nosso corpo. Seja ele como for. Fora dos padrões midiáticos.

      Simm, também pensei em lavar a mão! Acho que é uma boa, né?

      Volta aqui e me diz como c tá =D
      bjuss

      Excluir
    2. Lunara, te entendo... Odeio usar sutiã com bojo, mas também me sinto desconfortável com um bralette. Então, eu me apaixonei pelos sutiãs sem bojo e com o ferrinho, não machuca e nem agonia. Gosto porque dá mais sustentação, me sinto igualmente a vontade.

      Excluir
  4. Quando os bonitinhos começaram a crescer foi terrível, se eu pudesse usaria mil blusas só para não marcar mas, foi um período tão rápido e eu nunca fui tão encanada com essas coisas, daí que nunca fui de me importar de usar ou não. Tem roupa que é impossível não usar e eu não gosto de sair por aí de farol acesso, para ir trabalhar tem que ir ajeitadinha e tals mas, uso sutiã só quando dá vontade hahaha. Eles são pequenos, não faz muita diferença. Mas para ser bem sincera, quando uso tem que ser de bojo. Esses assim sem nada acho que só amassa eles mas, bojo sem dar volume, sabe? Gosto desses que só são durinhos com o formato dos seios. Enfim, é lindo quando a pessoa se sente bem sendo/fazendo/usando o que gosta e chutando todo dia de padronização. Use mesmo teus sutiãs sem bojo e arrasa! Esses de rendinha então.. lindões! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo tipo de**
      Internet lerda me fez corrigir o comentário só agora :D

      Excluir
    2. Simm, eu tbm usava esses de bojo só firmes, mas tbm é um incomodo, sabe? Te entendo que não goste de sair com o "farol acesso", mas já parou pra pensar pq que homem pode e mulher não? Nosso peito/corpo em geral foi tão hipersexualizado, pra chegar ao ponto de ser vulgar a gente amamentar o próprio bebê em ´publico, cara. Por que que ajeitadinho é deixá-los levantados e sem mostrar o bico do peito? Me entende? É tanta coisa pra se discutir, né? haushuashuahs
      Obrigada, Pam =D! tô muito feliz e arrasando sim ^^

      Excluir
  5. Por que estou comentando em um post sobre sutiã? Também não sei... but here we go! haha

    Eu acho lindo essa coisa se aceitar, de poder se olhar no espelho e se achar bonitx e de ser feliz por ser quem é. Mais lindo ainda é quando a gente vai indo de acordo com esse padrão de "beleza" que existe e em um determinado momento a gente para pra pensar e percebe que está no barco errado. E aí quando pulamos do barco da maioria para ficar naquele que é só nosso, que só a gente entende e que muitas vezes só a gente acha bonito, sem se importar com a opinião alheia e se sente feliz assim, a sensação de liberdade é algo inexplicável!

    Esses seus posts sempre inspiradores. <3 Rainha da internet sim, claro ou com certeza? haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero seus comentários em todos os posts! kkkkkk <3

      Iiiiisssssoo, Guttho! É muito lindo, né? Eu até me emociono quando lembro o quanto cresci, aprendi, me empoderei. Acho muito importante compartilharmos experiências, pois assim, nossas histórias podem ajudar outras pessoas que passam pela mesma coisa que a gente passou e conseguiu superar. A sensação é inexplicável mesmo.

      Awwwnn, abraço virtualllll <('-'<) obrigada ♥

      Excluir
  6. Caramba, eu adorei tanto esse post e a vibe minimalista do teu blog ♥ apesar de te seguir há um tempo no Instagram, só me toquei desse espaço aqui hoje. E que lindo! Aliás, também sou do clube dos *peitos pequenos* e acho muito mais confortável ficar sem bojo, mas nem tinha parado pra pensar nessa opção (na verdade, nem sabia que ~existia~!). Vou assistir os vídeos e testar pra ver se entro na onda <3 gostei muito! E viva a autoaceitação! \o/

    heydebee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeee, fico feliz, Debee <3! Muito obrigada.
      Experimenta tentar fazê-los ou então compra um top de ginástica e tenta ficar um dia com ele . Se entrar na onda me contaaaaa ♥♥♥
      Viva a autoaceitação \o/

      bjusss

      Excluir
  7. (ah, e acho LINDOS DEMAIS esses detalhes em renda dos sutiãs, principalmente quando ficam levemente à mostra!)

    ResponderExcluir
  8. AMEI o post. Uma das coisas que mais me incomoda na vida é usar sutiã, haha. Eu fico o sentindo o tempo inteiro, nem o mais confortável me faz bem. Seu post me fez refletir sobre o porquê que eu continuo usando com bojo mesmo achando tão ruim. Obrigada pelo depoimento de aceitação, com certeza vou tentar. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom ♥!
      Acredita que tô me incomodando com os tops tbm? kkkkk
      Como é grande a quantidade de mulheres que usam mesmo se sentindo incomodadas, né? Por nada! Meu, tenta sim! Sinta a sensação de liberdade hahahah =D

      Excluir
    2. Oi, Grazi. Eu não tinha recebido retorno do seu comentário. :T Eu to usando e me sentindo bem melhor! Também ainda me incomodam um pouco, haha. Mas são beeem melhores que os que eu usava. Obrigada! ♥

      Excluir
  9. muito amor envolvido nesse post <3 concordo plenamente e assino embaixo.
    Eu uso sutiã sem bojo, sem "ferrinho", sem nada. Se a renda me incomoda, eu já implico. Se tou pra menstruar e dolorida, uso top de ginástica porque segura melhor e dói menos. Nunca fui tão feliz.

    De fato é meio chatinho de achar, e vira e mexe uso sutiã sem graça. Não que eu perca o sono por causa disso, mas achar um sutiã simples E bonito sempre é uma grata surpresa.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <33
      Eu também me implico fácil. Arranco as etiquetas de tudo. Minha pele é toda sensível e dependendo do tecido me dá até alergia. Eee, fico feliz por vc estar de boas assim ♥

      Meus tops de agora são simples também e nem me importo muito, mas como vc disse, achar um bonitinho é muito bom hahhaha! Bjuss

      Excluir
  10. Que legal, Grazi. Eu não consigo mais usar sutiã. Aliás, não tenho nenhum na gaveta. Troquei por aqueles tops (tipo de academia, sabe) e me sinto super confortável agora. Normalmente eu compro branco ou rosa porque ficam bem com a maioria das roupas que eu já tenho. Achei super legal o DIY, nem considerava que poderia fazer o meu. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Já que não encontrei uns iguais do vídeo, me virei com os tops e tô adorando. Já os meus são pretos e cinzas kkkkkk, olha a diferença das nossas escolhas, né? ^^
      Eu tô querendo fazer um pelo menos, porque achei bem divertido xD

      Excluir
  11. Lindaaaa, poderosa, destruidoraa! Amei seu post Grazi!
    Eu ainda sou refém dos bojos, mas acho tão lindo quem não usa. Gosto muito desses sutiãs de renda e esses tops que estão vindo mais diferentes e sem bojo, mas ainda não tive como comprar.
    O bojo, além de incomodar, me dá uma sensação que tô presa ali. Sem contar que é muito chato ficar ajeitando toda hora ele, né?
    Beijoos

    Blog: Café Com Babis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wowwww, Babis! kkkkkk <3 tu q é
      Tenta fazer ummm, ou quando der, compra um top de ginástica e passa um dia com ele. Experimenta a sensação de estar sem o bojo. Experimenta e reflete um pouco sobre porque usar algo que me incomoda? Sabe, eu tava lendo um texto sobre por que as mulheres usam sutiãs. Vou terminar de lê-lo e provavelmente vou fazer um post acerca disso.
      É chato demaisss ficar ajeitando. Acho que foi um dos motivos que me fez cansar dele. Como o peito é pequeno, ele subia fácil e o jeito era apertar mais. Resultado: mais incomodo! =/

      bjãoo, mulher!

      Excluir
  12. eu acho lindo demais sutiã sem bojo. o problema aqui é que ainda não achei nenhum que ficasse bacana. e na verdade é quase impossível achar por aqui :( mas pareceram bem tranquilo de se fazer nesses diy's ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo tanto, mas tantooooo, Ba! Por que uma coisa tão simples tem que ser tão difícil de encontrar, né?
      Agora fiquei pensando: encontrar uma maior variedade de sutiãs com bojo não seria uma espécie de imposição pra gente usar só eles? O: hsauahsu quem sabe?

      são bem tranquilos de fazer né? vou postar aqui se fizer!

      Excluir
  13. Acho lindo sutiã sem bojo, mas estou tão acostumada a usar com bojo que nem compro :( :(
    E é mt dificil achar um que me agrade kkkk
    enfim, ótimo post!! <3 Beeijos

    http://apequenaka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil, né?! tenso kkkk
      É só questão de costume mesmo. Às vezes é bom parar pra pensar nas coisas que a gente faz de forma robótica, né? Colocar sutiã é uma delas e o justamente o de bojo. Acho bacana refletir essas coisas xD
      Obrigada! ♥
      Beijos

      Excluir
  14. Por mim eu ficava sem sutiã. Mas tem situações que não dá, né? Sempre achei desconfortável. De qualquer forma, vou experimentar comprar sutiã sem bojo para ver se acho mais legal. Esses que você mostrou são lindos.

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo. Mas por que será que "não dá"? Porque é feio? Vulgar? Se sim, por que que são considerados dessa forma?
      Experimenta sim, acho que vc pode curtir =D

      bjuss

      Excluir
  15. Sutia sem bojo é mais dificil de achar, o mais facil é top e nem é tao caro se vc for comprar na Loungerie, eu paguei no meu 25 reais todo em renda com elastano.
    ADOREEEEI esses videos q vc deixou no post pra poder fazermos os nossos...sao moldes diferentes q podemos fazer em diferentes tecidos...adorei mesmo.. aquele primeiro da ate pra substituir por renda com elastano e fazer um top. só fiquei curiosa pra saber como ela chegou no molde pro bojo, como meço ou copio do q ja tenho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã vive comprando calcinha lá, mas eu nunca visitei esse lugar! uahsuahsuahs Vlw pela dica!
      Olha, tô confusa em saber o que é considerado top e sutiã =S kkkkkk E meu, faz um pra mim =D kkkkkk

      Não sei que método ela usou, mas ela criou três tamanhos: P, M, G e botou pra download lá no box de informações do vídeo no youtube! Dá uma olhada lá.

      Excluir
  16. Ai, menina, eu comentei la no insta que não to usando nada-nada né? depois que eu percebi que só achava sutiã do meu tamanho com enchimento, e pensado "qualé, me deixa ter os peitos pequenos, gente" eu abri mão deles, e colocar agora, com bojo e araminhos me incomoda muito. na verdade eu acostumei a usar regatinhas dessas coladinhas quando coloco uma blusa mais larguinha, mas nem sempre fica bom. Eu comprei um daqueles de tecidinho bem leve, cor de creme (bem o oposto de sexy, e a definição de conforto), mas achei esses uma fofura, mais pelo estilinho do que por sentir falta. To achando que vou criar coragem de pegar a maquina de costura de novo depois dos videos, hein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, comentou! ♥
      Né? Deixa nossos peitinhos assim, em paz. Acho que eu sei qual você tá falando. Devem ser bem confortáveis mesmo. Essa coisa de sexy ficou muito enraizado nas peças de lingerie, né? Parece que tudo tem que ser sensual e pra agradar os omi ainda por cima. Que super vc não estar usando nadica <33333. Eu quero ainda sair aos poucos sem top nem nada tbm. Tenho umas blusas que são totalmente desnecessárias o uso de sutiã.
      Se fizer, posta no insta ♥

      Excluir
  17. Eu amo ficar sem sutiã, mas quando uso, uso com bojo. Adoraria conseguir usar um assim, to lutando, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, sei como é hahahsuahsuh!
      É um desafio sair da nossa zona nem tão confortável assim, né? Eu nunca pensei que fosse conseguir e olha eu agora. Tô querendo até largar os tops tbm kkkk
      beiju

      Excluir
  18. Oi Grazi
    Eu tô do outro lado dessa linha: mega peituda! :(
    Não gosto e sou louca pra usar sutiãs lindinhos assim, os que são ~~tendença~~: os strips, os brallets, nem sei os nomes direito hahaha. Ou seja, tô te invejando brancamente :p

    Aproveita tua liberdade ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii <3
      Poxa, nesses casos eu super entendo a necessidade de um sutiã, porque pode até dar dor nas costas, né? Mas tenta achar um que não te machuque =/
      Uma vez vi um vídeo de uns tops/sutiãs bem legais que seriam perfeitos pra ti. Vou ver se acho (= Mas em case se joga na onda braless \o/

      Obrigada *--*

      Excluir
  19. esses sutiãs são lindos ♥♥ mas ainda prefiro andar sem hahahahaha melhor sensação do universo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk sei bem. Ainda chego nesse nível de liberdade, Manie! ♥♥♥
      Que bom q vc não usa <3

      Excluir
  20. É mesmo engraçado como são as sensações... Tanta gente falando que a liberdade é não usar sutiã mas, para mim, que tenho muito peito, liberdade é mesmo sutiã, principalmente no período menstrual. E tendo usado já vários modelos, os melhores que achei são os de alça grossa, com bojo. É quando me sindo mais confortável. Top de ginástica? Uso com sutiã por baixo, pois sem é muito incômodo, principalmente para correr ou pular.
    Achei muito legal sua ponderação, de cada um usar aquilo com o qual se sente bem. Acho um saco ter de ficar dando milhões de explicações sobre porque prefiro sutiã, e porque prefiro com bojo, depois de escutar um discurso "destamanho" sobre como sou machista... E isso é especialmente chato quando vem de alguém com muito pouco peito, que não entende nada nada a minha situação. Obrigada por ponderar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é fogo. Quem tem peito grande a situação é complicada de discutir, pq eu não sei como é a sensação e como vc falou, um sutiã acaba te dando uma sustentação e segurança maior na hora de fazer as coisas, né? Acho que se vc prefere e se realmente faz bem pro teu corpo e até melhor do que quando vc está sem, isso não te faz nada machista, oras. Aliás, mulheres não são machistas, reproduzem machismo, fala isso pras minas (;
      Obrigada vc tbm por compartilhar sua história! Eu estou lendo um texto sobre o uso de sutiã e se ele é realmente necessário e tals e bom ver esse lado da história, pq é isso mesmo, eu não sei como é ter peito muito grande =/

      Beijos! =**

      Excluir
  21. Sem bojo é conforto, qualidade de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. né não? <3 sem nada então, mil maravilhas kkkkk

      Excluir
  22. Ai que texto bacana! Tô pensando muito nisso esses dias! Odeio bojo e amo o tamanho dos meus seios! Se os homens não ficassem fuzilando a gente com os olhos, nem usava sutiã! Kkkk Vou procurar uns sem bojo. Vi na internet que na Renner tem uns bacanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS MALDITOS HOMENS SEMPRE NOS ATRAPALHANDO T.T
      Mas ainda bem que a gente se amaaaaaa <33!
      sei como é e percebe como a gente deixa fazer um monte de coisa por causa deles? péssimo
      Isso, me dá umas dicas de lugares que tem pq nunca acho kkkkk obrigada xD

      Excluir
  23. Oiee! Vendo seu post e por ter seios pequenos também! Achei essa loja www.specialitalingerie.com.br que é muito massa e vende sutiã sem bojo comprei um há poucos dias e to esperando chegar! To entrando na fase 'sem bojo' também! Rs.. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Ai que incrível ♥ entrei lá e tem umas opções bem legais mesmo. Depois volta aqui pra falar o que achou?! ^^
      Beijos =*

      Excluir
  24. Sempre odiei ter peitos pequenos, pensava em fazer cirurgia, mas nunca tive coragem. Me sentia a esquisitona do role. Meu processo de aceitação foi como o seu, o instagram abriu meus olhos, comecei a ver várias meninas com peitos pequenos super seguras, vestindo roupas lindas e logo me dei conta de que peito pequeno é bonito sim, eu é que não enxergava. Passei a parar de reclamar deles e agradecer por te-los, passei a me achar mais bonita usando roupas que antes eu achava que não valorizava. Ainda uso bojo, mas quando uso sutiãs sem bojo me sinto bem e segura, na verdade eu queria é parar de usar sutiã hahahah. Essa aceitação é libertadora!

    ResponderExcluir

Grazi Lotti Theme by STS.