Mudar é fácil, mas às vezes a gente não percebe.

Mudar é fácil, de verdade. Não acredita em mim? OK, experimente isso e irei te provar.

1. Sente ou fique parado com os olhos abertos.
2. Respire fundo.
3. Conte até cinco.
4. Agora bata palmas.

Aí está, provei que mudar é fácil. Você pensou em algo. Decidiu fazê-lo e fez. Você estava parado e logo depois começou a bater palmas. Isso é mudar. Parabéns.

"Mas isso foi trapaça!" Não.

Mudança é isso. Fácil, né?

"Você está errado, a vida é difícil e você não pode apenas mudar as coisas assim tão facilmente!"

Bem, concordo e discordo com você. A vida pode ser difícil e algumas coisas que queremos mudar nela, podem parecer complicadas ou até mesmo intransponíveis, mas esse é um dos principais problemas que as pessoas têm com a mudança: como os problemas são vistos.

Raramente o problema é a coisa que queremos mudar. O modo como vemos a consequência desconhecida que é sim o verdadeiro problema. Essa visão vai provavelmente mostrar se você está apto a superar e mudar.

Deixe-me explicar.

Para facilitar a mudança em nossas vidas, há três estágios que precisamos entender e adotar:

O primeiro estágio de mudança é Pensar. Pensar em mudar é o pontapé inicial. Esse é um estágio importante: A menos que estejamos cientes de que precisamos ou queremos mudar algo, não vamos mudar nada.

O segundo estágio é Decidir. Depois de pensar em fazer uma mudança, você vai então decidir se vai realizá-la ou não. Mas lembre-se, se escolher mudar ou não, você ainda está fazendo uma decisão e você é responsável por ela. Nunca culpe outra pessoa por estar fazendo uma mudança ou não em sua vida.

A terceira e mais desafiadora parte é Agir. Depois de pensar em mudar e decidir fazer algo, é preciso então fazer alguma coisa. Mudança não ocorre só porque você quer que ocorra. Mudança não acontece só porque você espera que aconteça. Mudança não acontece só porque você pensou nela e acha que a merece.

A mudança acontece por causa da ação. Ação, ação, ação.

Digo que a ação é a parte mais desafiadora, porque na maioria das vezes, as pessoas não chegam nessa parte. Elas travam na fase de decisão porque focam muito mais na consequência desconhecida. As pessoas conseguem criar todos os tipos de cenários catastróficos quando a ansiedade e o pensamento irracional aparece. Quando isso ocorre, é muito fácil sabotar o potencial da ação pensando em porque tal mudança é muito difícil, ou os obstáculos são grandes demais.

"Isso tem que dar certo ou eu não vou conseguir lidar com o fracasso." "E se tudo der errado, seria terrível. Tem que funcionar." "Eu tenho que saber se essa mudança vai funcionar ou vai ser o fim do mundo."

Esses são pensamentos irracionais comuns que as pessoas têm que as impedem de mudar. Mudar se trata de lidar com o desconhecido e aprender a encarar o incerto e, fazendo isso, ajuda a entender e modificar qualquer pensamento irracional que você tenha sobre a situação e a consequência dela. O pensamento racional pode ser complicado se você não está acostumado com ele, mas para ter sucesso na mudança, este ajuda a ter uma visão de mundo realista ao invés de fictício.

E também, só porque você quer e procura que a mudança aconteça ( e que aconteça facilmente e sem infortúnios), não significa que ela irá acontecer. Você pode quebrar a cara. Errar por fazer tal mudança, mas  mudar é isso. Não se chama "ficar na mesma"; se chama 'mudar', um verbo que significa 'substituir um por outro'.

Não há garantias na vida, por isso um bom planejamento na fase de decisão é útil na hora de mudar.

Portanto, se está decidindo mudar pode ser interessante praticar o pensamento racional, "Eu gostaria muito, muito mesmo que essa mudança desse certo e vou fazer o meu melhor para que isso aconteça. Também entendo que pode não ser como o planejado porque na vida nada é garantido. No entanto, vou lidar com o que venha acontecer."

Aprenda a se libertar da dúvida irracional. Questione-se em como você enxerga seus obstáculos. Você espera que os outros mudem? Você se julga responsável pelas coisas que quer mudar em sua vida? Você passa mais tempo pensando no lado negativo que uma mudança poderá trazer ao invés de planejá-la?

Sempre haverá obstáculos a ser encarados na vida, mesmo com os melhores planejamentos. Mas com um pensamento flexível e racional, é possível aprender a lidar melhor com eles. Algumas vezes podemos encontrar formas de remover os obstáculos do nosso caminho. Às vezes precisamos mudar de rumo e encontrar um caminho pelos lados e, em outras ocasiões é preciso apenas dar um passo para trás e fazer um caminho diferente.

Mudar nem sempre é rápido, linear, ou como o planejado, mas ainda assim pode ser fácil. Se conseguir se tornar flexível no pensamento, mudar sua visão do problema e assumir a responsabilidade para a mudança acontecer, então quem sabe o que você pode alcançar.

- Texto original – Drew Coster

Fazia um bom tempo que eu não voltava nessa categoria de textos traduzidos aqui no blog. Afinal, se quero ser tradutora, nada melhor que estar sempre em treinamento e aprendendo cada vez mais, não é mesmo? Se quero conquistar algo, é preciso agir, é preciso mudar. (= Caso tenha alguma dica ou dúvida na tradução, me fale por favor. Esse ainda é meu segundo texto traduzido, portanto, qualquer ajuda é bem-vinda! Beijos e bom feriado! ^^

16 comentários

  1. Ei flor, te indiquei pra uma tag, depois da uma olhadinha ><

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir

  2. Ei, Grazi!
    Eu vejo a mudança como sinônimo de progresso! Gosto muito de tudo que é desconhecido (e nem sempre foi assim), porque você aprende, cresce, e aumenta sua bagagem cultural.
    Você disse tudo: é na ação que a gente hesita, cara. Eu costumava sofrer antecipadamente... mas isso tudo só nos impede de alcançar nossos sonhos :< Não serei hipócrita, sabe? Muitas vezes tive medo, e era mestra em deixar as ideias no papel e não concretizá-las. Esse ano consegui mudar muito isso. Meu, esse post ficou sensacional. Acho que todo mundo deveria lê-lo. =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari!

      Sim, te entendo muito bem, pois mudei muito também esse ano em vários aspectos da minha vida!
      Ai, é tão bom a gente perceber que precisamos mudar e que a gente de fato consegue. É só agir, não é mesmo? ^^

      Poxa, que bom que curtiu, viu! Eu vou sempre tentar traduzir textos que eu me identificar (=
      Bjão <3

      Excluir
  3. Pensar, decidir eu acho que são os passos mais fáceis. O difícil é agir... Tem que ter muita força de vontade mesmo, pois a mudança pode ser dolorosa, gradual...Não é fácil mesmo quando se tenta afastar os pensamentos irracionais :(

    www.bbappeal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses pensamentos irracionais são os vilões da minha vida há muito tempo... =/
      Mas estou melhorando (=

      Excluir
  4. li um texto uma vez que dizia que você lê os textos certos nos momentos certos da vida! eu estou de mudança (residencial, e consequentemente espiritual), adorei a tradução desse texto e é bem isso mesmo o que eu sinto... quero dizer, mudanças, por menores que sejam sempre causam um frio na barriga por causa do desconhecido, mas é bom que elas venham :)

    obrigada, Grazi pela belíssima tradução :) como disse, veio no momento certo^^

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, concordo com essa ideia de ler o texto certo no momento certo, pois já aconteceu isso várias vezes comigo, Ju! ^^
      Fico feliz que eu tenha te 'mostrado' o texto na hora certa! Sim, mudar é bom ^^

      Obrigada vc por ter gostado! <3
      Bjão!

      Excluir
  5. O "mudar" exige muito de nós, além disso o fato de não saber o que acontecerá (dar certo ou não) me deixa desconfortável pois sou do tipo controladora! Texto bastante incitante!!!! Beijos
    mariacerejas.blogspot.com.br

    OBS: Acho que está faltando algo na frase lá no início do texto "Você foi de ficar parado a bater palmas.".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa consequência desconhecida é de matar, né, Anne? Hahah, é mudar exige uma certa coragem. A gente tem que arriscar (=

      Opa, obrigada! É, eu estava em dúvida na tradução dessa frase hahah, vlw, vou ajeitar! Bjuss=**

      Excluir
  6. Mais um selo pra você no meu blog! (:

    http://meupontodevista7.blogspot.com.br/2013/11/segundo-selo-do-blog.html

    ResponderExcluir
  7. querer mudar é fácil, né? difícil é reunir coragem e FAZER algo que realmente vai trazer a mudança esperada. e isso sempre assusta, né!
    adorei seu texto :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! Pelo jeito todo mundo percebe que o que pesa, é o fazer. O agir e finalmente mudar, né? Mas dá um friozinho na barriga mesmo (=
      Obrigada! bjuss, Suuh!

      Excluir
  8. Grazii que legal vc ter aparecido! adorei teu post e nada mais correto do q um post desses num final d um ano taao tao cheio de mudanças quanto 2013!

    adorei ver q vc é vegana, vou pegar algumas receitas daqui! mesmo eu nao sendo acho super interessante as propostas de substituições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ingrid! Pois é, 2013 foi um ano com bastante transformações pra mim hahaha

      Poxa, que bacana! Fique à vontade! Pretendo postar muito mais receitinhas! (;

      Excluir

Grazi Lotti Theme by STS.