Biscoito de Gengibre Vegano - 1º tentativa


Eu sempre tive vontade de fazer os famosos biscoitinhos de gengibre gringos, tanto pelo formato tanto pelo gengibre que eu particularmente amo. Acontece que nunca me programo pra conseguir fazer no dia 25 e no fim desistia e dizia pra mim e minha mãe: - no próximo Natal eu faço. Se passaram muitos natais e nada :3

Dessa vez fiz. Tudo bem que preparei a massa no dia 24 e só fui assar 3 dias depois, mas fiz kkkkkk. Isso porque a massa precisava ficar na geladeira por no mínimo 2 horas.


A autora da receita é a Brittany do blog I Love Vegan desse post aqui gringo, mas vou botar a tradução dos ingredientes caso alguém queira tentar:

1 1/3 xíc de farinha de trigo integral
3/4 xíc farinha branca
1/2 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de sopa de canela 
2 colheres de chá de gengibre em pó
1/2 colheres de chá de noz moscada em pó
1/2 colheres de chá de cravo em pó
1/2 xícara de óleo de coco (em temperatura ambiente)
1/2 xíc + 1 colher de sopa de açúcar demerara
1/4 xíc de água
1/2 xíc de melaço
2 colheres de chá de baunilha

Não usei o gengibre em pó porque achei que não tinha e nem procurei, depois minha mãe falou que tinha, risos. A gente tem uma mistura de gengibre, canela e cravo em pó, então usei pra substituir onde iam essas especiarias. Também deixei de fora a noz moscada e o melaço. 

Modo de Preparo:

1-Misture as farinhas, fermento, bicarbonato, canela, gengibre, noz moscada e cravo.

2- Em outra tigela, misture o óleo de coco e o açúcar de 1 a 2 minutos até a mistura ficar lisa. Adicione a água, melaço e a baunilha. Misture por uns 30 segundos.

3- Adicione aos pouco a primeira mistura de farinha nessa vasilha e misture até ficar bem misturadinho. É agora que você vai usar as mãos.

4- Envolva a massa em plástico filme e deixe na geladeira da noite pro dia ou por pelo menos 2 horas.

5- Antes de abrir a massa com o rolo, deixe-a em temperatura ambiente de 30min a 1h.

6- Pré aqueça o forno em 160ºC (normalmente o mínimo é 180, então bota no mínimo).

7- Abra a massa no papel manteiga e deixe numa espessura de 6mm e com a ajuda de uma espátula coloque na forma e deixe no freezer por 10 min antes de assar.

8- Asse de 8 a 10 minutos, até os biscoitos ficarem ligeiramente marrons nas laterais e levemente firmes no centro.

9- Espere esfriar por completo antes de decorar caso vá fazer isso.


Alguns pontos importantes e como eu fiz:

- A minha massa talvez não tenha pegado tanta liga por não ter usado o melaço e só ter o açúcar. Ela ficava se quebrando.
- Não usei rolo, apertava uma bola na mão pra massa se juntar bem e amassava com as mãos mesmo em cima de uma superfície lisa e depois usava o cortador. Fui fazendo isso até acabar. Talvez dê certo com o rolo também, preciso testar.
- No lugar da água fiz um chá concentrado de gengibre, mas senti que mesmo assim a canela e o cravo ficaram mais evidentes no sabor final.
- Nem coloquei no freezer antes de assar kkkk
- Não sei que espessura eu abri a massa, mas depois de assados a maioria tinha entre 5mm e 8mm. (tinha um com 1cm kkkk)
- Deixei assando por exatos 20min e ficaram perfeitinhos. 10 min não foram suficientes.
- A textura é de um biscoito leve, macio e crocante ao mesmo tempo, sabe? Não fica duro.
- Eu ainda colocaria um pouco menos de bicarbonato. Senti ele de leve então mudaria isso.
- A moça da receita disse ser importante usar o óleo de coco ou outra gordura sólida, pois trocar por um óleo de girassol por exemplo pode não funcionar. Ainda assim eu tentaria e colocaria mais farinha, quem sabe?
- Deu um total de 17 biscoitos nesse tamanho (que é o maior entre os 3 cortadores que eu tenho).

Resumindo: ficou bem goxtoso e eu faria de novo sim, mas quero experimentar outras versões ou quem sabe inventar uma, né nom? ♥

4 comentários

  1. Aaah, deve ficar louco de bom <3

    ResponderExcluir
  2. eu AMO suas receitas e estou ansiosamente aguardando aquela do bolo bonito... kkkk 💓
    ai grazi como eu amo seu espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk menina eu to com vergonha de ainda não ter postado! Vou levar esse comentário como um puxão de orelha!
      PAREEEE DE SER LINDA, JESS! ♥o♥b♥g♥
      #emocionada

      Excluir

Grazi Lotti Theme by STS.