7 óleos essenciais que ajudam a aliviar a ansiede


*ALGUNS ÓLEOS DEVEM SER EVITADOS DURANTE A GRAVIDEZ. PESQUISE ANTES POR FAVOR.*

Não só a ansiedade, mas também nos acalmar em momentos de tensão, raiva, estresse, agitação, medo e todas essas sensações ruins que não fazem mais que sugar a nossa energia e contribuir para um maior cansaço mental e um desequilíbrio emocional.

Óleos essenciais são substâncias que carregam as propriedades e aroma das plantas em alta concentração. Seu uso na aromaterapia é justamente feito a partir do poder que esses ricos componentes têm em trazer melhorias na nossa saúde física, emocional, mental e energética através da inalação do aroma e pela absorção da pele.

Existem uma infinidade de outros óleos com a mesma finalidade, mas dentre todos os que adquiri com o tempo, esses foram os que se enquadraram no tópico do post:

Lavandin • Palmarosa • Ylang Ylang • Capim Limão • Gerânio • Eucalipto Globulus • Petitgrain


Lembrando também que eles não se limitam à apenas um benefício, não os comprei somente pelas questões emocionais, mas pela grande variedade de usos que me oferecem, principalmente para utilização em cosméticos naturais (desodorante, tônico etc)  que faço pra uso pessoal e pra tratar de resfriados, dor de cabeça etc.

- ALGUMAS FORMAS DE USAR* -

Por inalação no banho: pingando até 5 gotinhas no canto ou envolta de todo o box e inalando durante o banho. O meu favorito ♡.

Aromatização do ambiente: usando um aromatizador elétrico , à vela (rechauds de cerâmica) ou ainda um desses difusores de cerâmica que não precisam de energia. Também é possível fazer uma combinação de 3 colheres de sopa de álcool de cereais p/ até 15 gotas de óleo essencial completando com um copo de água em um borrifador (de preferência de vidro), agitar e borrifar no ambiente.

Colar aromático: existem vários tipos de colares aromáticos e eu gostaria de ter. É só pingar uma gota de OE até 3x ao dia.

Inalação do OE diluído em óleo vegetal: eu coloco uma quantidade de mais ou menos 1 colher de sobremesa de óleo vegetal na palma da mão +  até 2 gotas de óleo essencial. Misturo nas mãos e inspiro o aroma aproveitando pra respirar mais devagar e ir me acalmando. Depois passo essa mistura nos braços, ombros e pescoço.

*são algumas indicações tiradas de um guia de apoio pra consulta de um folheto que tenho da Bio Essência, mais pesquisas na internet.


Por serem altamente concentrados, os OE devem ser diluídos em óleos vegetais, manteigas e água por exemplo para não irritar a pele. Apenas alguns podem ser aplicados puros, como o tea tree (melaleuca) e palmarosa, usando um cotonete e aplicando no local a ser tratado (espinhas, feridas etc.)

Na foto mostro os óleos vegetais de rosa mosqueta (bom para manchas, cicatrizes, estrias, assaduras e até para fortalecer os cabelos) óleo de amêndoa doce (ressecamento, coceiras, calmante pós depilação) e o óleo de jojoba (acne, irritação na pele, cicatrizante, queimaduras, diminui a oleosidade excessiva do couro cabeludo).

❤ Ensinei a fazer óleo de amêndoa doce nesse post aqui.


Não os uso apenas como terapia, mas também no dia-a-dia como tratamento e cuidado da pele. Antes de dormir após lavar e tonificar o rosto, gosto de usar a combinação de óleo de rosa mosqueta + óleo essencial de palmarosa. Essa mistura é grande aliada para peles com acne, manchas e rugas por exemplo. 

E além da pele hidratada, percebo que minhas noites de sono foram as melhores depois desse ritual. Durmo mais rápido, tranquila e acordo toda plena aushuahsuahs. Combo fantástico.

Ah, tenha preferência à marcas conhecidas como a Bio Essência, Herbia e WNF. Foram as únicas que usei.

- ONDE COMPRO -

Normalmente encontro os melhores preços no site do meu cabelo natural e natue. Já vi em loja de produtos naturais também.


Sou só uma curiosa que sofre de ansiedade (você também?) e que recorre à métodos naturais que possam me fazer uma pessoa melhor. Ansiedade é o mal do século e é realmente horrível, podendo desencadear outros males como insônia por exemplo. A aromaterapia sozinha não é o suficiente, mas pode te ajudar também. Trabalhar a respiração consciente como o Pranayama, hidratar o corpo bebendo mais água, se alimentar melhor e adotar a meditação como práticas mais frequentes são outras alternativa interessantes e baratas que valem a tentativa ♥. Quem quiser compartilha também a experiência e como lida com isso.

11 comentários

  1. Oooi!!!
    Achei interessantíssimo o uso dos óleos para auxílio no tratamento de ansiedade.
    Tenho um pouquinho de disso nesse corpo velho de guerra, hehehe. Nada oficialmente diagnosticado e medicado. O doutor até me receitou uns comprimidinhos no ano passado, mas tive os ditos "efeitos colaterais". Esses poderiam ser de grande utilidade, vou procurar por aqui.
    Meditação é outro trem que na lista de iniciação em 2017. Vamos ver se desenrola, hehehe.

    Obrigada pelas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nah!
      é muito interessante, acho uma boa tu procurar mais sobre e testar <33
      Nossa, nem me fale, tô pra fazer meditação e tbm ainda não consegui sucesso ausuasuash!
      Quero nós duas tentando, hein xD

      Imagina, beijosss

      Excluir
  2. Não conhecia alguns dos óleos e nem sabia que serviam para a ansiedade. Adoreiii.

    beijo
    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, né? Tem tanto óleo nessa vida que fico querendo todos ^^!

      beijuuu

      Excluir
  3. Eu acho tão legal em como óleos, essências e chás podem influenciar na ansiedade. Meu psicológico sempre mexe muito comigo e estou sempre procurando por métodos naturais que me acalmam e me proporcionam bem estar.

    Óleos é um deles ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal, Sté! <3
      Que ótimo que você também aproveita essas opções ♥

      Excluir
  4. que post maravilhoso, grazi ♥ nunca pensei na possibilidade de usar esses óleos dessa forma, aliás, eu só conheço mesmo aqueles óleos pra hidratar a pele, hahaha. adorei isso de jogar umas gotinhas no box pra inalar durante o banho, fiquei com vontade de testar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, K <3
      É muito interessante, não? AMO as gotinhas no box *O*

      Excluir
  5. eu faço tratamento contra a ansiedade e estresse, bem complicado tomar remédios e mais remédios. esse post parece que foi feito pra mim, nunca imaginei que óleo era uma boa solução, só tenho um estoque de incensos.
    obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, eu imagino como deve ser pesado, Milca =/
      espero que as dicas te ajudem pelo menos um pouco, viu? Imagina ♥

      Excluir
  6. Amei esse post! Muito obrigada! :)
    E o seu Blog continua lá no meu Blogroll! Afinal o que é lindo tem mais é que ser compartilhado com todos!
    Parabéns!
    Um beijo, Yas.

    ResponderExcluir

Grazi Lotti Theme by STS.