Lendo Mulheres


Desde o ano passado eu já queria ler mais mulheres, autoras negras, narrativas com o protagonismo feminino, mas a verdade é que minhas leituras foram bem escassas em 2016, foi um ano tão zuado que até pra ler foi difícil. Não conseguia começar um livro sem abandonar, mas pelo menos os que terminei foram ótimas experiências, acho até que dá pra fazer um post contando um pouco de cada um. Teve até HQ e de autores nacionais \o/.

Enfim, peguei todos os livros de autoras mulheres aqui de casa que eu ainda não havia lido, peguei do irmão, da irmã, da mãe, meu and deu esses montes aí. Tem Alicia Walker, Chimamanda, Marie Ndiaye, Toni Morrison, Jane Austen, Agatha Christie, Mary Shelley, Naomi Wolf, Sônia T. Felipe....

Decidi começar a leitura pelo Frankenstein que pasmem, eu não sabia que foi criação de uma mulher, a Mary Shelley.


Temos as versões em português e em inglês. Dei uma lida no começo dos dois comparando e achei melhor começar pela tradução e depois leio o outro em outra oportunidade. Estou no capítulo 3 ainda e falta muita coisa acontecer ainda, mas já tô adorando tudo, a escrita da Mary, a história, a introdução da autora, prefácio ♡.

A ideia é poder conseguir ler mais que o ano passado e que essas leituras sejam de autoras. Sem falar que aproveito pra ler livros que comprei há anos e uma variedade de gêneros e assuntos como: veganismo (Ética e experimentação animal, Galactolatria...), feminismo (O mito da Beleza), psicopatologia (Encontro marcado com a loucura), distopia que eu nunca li mas acho interessante (Puros, Delírio), poemas ( Melhores Poemas - Cecília Meireles),  relato sobre o holocausto ( O Diário de Anne Frank), racismo (Voltar para Casa, A Cor Púrpura, Americanah ), críticas sociais em cenário africano e pós apartheid ( Hibisco Roxo, O Melhor Tempo é o Presente) entre muitos outros.

Bom, é isso. Espero mesmo conseguir ler a maioria e vou fazer uma lista aqui no blog igual da outra vez e ir riscando os que já foram lidos.

16 comentários

  1. Ah, vá?! Tu nunca leu Agatha Christie??? Gente, eu adoro os livros dela!!!
    Eu tb não sabia que o autor de frankstein é mulher... que coisa massa!

    Qto aumentar as leituras nesse ano: #tamojunto, hahahahaha

    Ano passado foi fraco e já tenho uma lista enorme pra 2017.

    Que a força esteja conosco, hahahaha.
    Ótimas leituras pra nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comprei vários, ganhei um e nunca li! auhsuahsuahs O:
      Demais, né?

      #tamojunto meixmu! Muita forçaaaa kkkkkk <3
      ótimas leituras!

      Excluir
  2. Espero muito que você consiga ler e fazer resenha aqui porque fiquei bem interessada pelos títulos que mencionou (principalmente o mito da beleza e o encontro marcado com a loucura).
    Fico envergonhada de admitir que também não sabia que Frankstein foi escrito por uma mulher. Tomara que você goste e conte pra gente também.
    Ah, e 2016 foi um ano terrível para minha lista de livros lidos. Com a faculdade, o tempo ficou escasso, sabe?

    Beijos,
    Bi.

    – http://www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou muito boa com resenhas, mas espero fazer posts assim mais vezes! ^^

      Incrível como não sabíamos, né?!
      Sim sim! Sem falar do cansaço q a facu me dá :S
      Tomara que consigamos ler maisss

      bjuss, Bi

      Excluir
  3. Grazi, eu tbm não sabia que Frankenstein foi escrito por uma mulher :O Adorei a informação. Tbm tô nessa vide de ler mulheres e protagonismo feminino negro. Atualmente estou lendo "Mulher, Raça e classe, de Angela Davis", conhece?
    O livro é incrível. Estou curtindo até então.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to chocada até agora em não saber tbm, Bru! O:
      Eu já vi várias pessoas compartilhando pelas redes sociais e dia desses vi ele na livraria cultura! Eu fiquei muito interessadaaaaa <3

      Vlw pela dica!
      bjusss

      Excluir
  4. Acabei de ler sobre o seu projeto lá no blog da Bruna e achei sensacional! Curti demais as escolhas dos livros e levo algumas sugestões para as minhas leituras desse ano. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru <3
      Que ótimo que gostou! Espero que aproveite as leituras assim como eu ♥

      Excluir
  5. Que ideia ótima! Eu, particularmente, tenho algumas autoras favoritas e recomendo que coloque na sua listinha: Virginia Wolf (o livro miss dalloway conta a vida de mulheres bem interessantes - tem o filme "as horas" que é baseado no livro tbm) e Clarice Lispector (recomendo ler a biografia dela, eita mulher guerreira).

    Beijos,
    Amanda
    http://www.ireicomdoroty.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Amanda! Vlw pelas diconas de leituras e cinema \o/
      Ahh, Clarice, eu sempre quis ler A hora da Estrela ^^, acho a Clarice bem divertida depois q vi um entrevista no youtube xD
      obrigadaaa, bjuss!

      Excluir
  6. Amei a ideia,vou aderir haha
    Não deixe de ler a cor púrpura, sério. É um livro muito intenso e marcante. Eu o li há alguns anos quando fiz o vestibular seriado da minha cidade e quero ler de novo, dessa vez em inglês. Se possível veja o filme também, os dois são ótimos!
    Frankenstein está na minha lista para ler há anos e eu não tomo vergonha. Na próxima vez que eu for comprar livros, vou adicioná-lo a minha cestinha e levar esse clássico para casa.
    Ps. Você podia fazer uma resenha dele pra gente <3
    Erro Casual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isssooo \o/

      Eu comecei a ler ano passado e não sei pq dei uma pausa e acabei deixando de lado T.T Já assisti ao filmeeeeee <3 Leia em inglês e depois me diga se a leitura é de boa, tô querendo ler maisss

      isso meixmu, nem que seja a versão de bolso, apesar q a darkside books acabou de lançar uma versão lindonaaa O: auhsuahsu

      Ai, sou ruim pra resenhas, mas vou tentar fazer um post decente kkkkkk ♥

      Excluir
    2. Nossa,como assim frankstein foi escrito por uma mulher? Essa me surpreendeu! :D

      suas escolhas são sempre provocantes e muito instigantes. Espero que consiga ler todos esses livros e possa compartilhar sua opinião conosco! ♥

      Excluir
    3. né, Jess!? pelo jeito isso não foi só surpresa pra mim

      HAHAHAH que legal q acha ♥ Eu tbm espero!!

      Excluir
  7. Oie!
    Ano passado, 60% do que li foi escrito por mulheres, mas esse ano quero ler mais e mais! <3
    "Os Luminares" tá me olhando nesse exato momento, mas não consigo sair com livros grandes para o trabalho por causa do peso, então vou me dedicar a lê-lo em casa.

    Acho que você já conhece, se não, dá uma conferida no Leia Mulheres, clube de leitura muito bacana, tem em várias cidades do país e em Sampa também (cê mora aqui, né?): https://leiamulheres.com.br
    Beijos e Boas leituras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!

      Que ótimo! Espero que esse ano alcance pelo menos uns 80% <3
      Nossa, sem chance de levar ele na mochila/bolsa mesmo O:

      Moro sim! Conhecia não, viu, vlwwwww pela dica!

      beijão e ótimas leituras pra gente ^^!

      Excluir

Grazi Lotti Theme by STS.