esfoliante de borra de café


Fiquei mais de um mês sem postar? Fiquei. Acontece? Acontece. Mas a gente volta? A gente volta e aqui estou para compartilhar uma coisinha linda que eu adoro fazer nos finais de semana: esfoliar a pele no banho ♡.

Existem várias formas naturais de fazer a esfoliação da pele sem precisar recorrer às super maléficas microesferas de plástico dos produtos industriais. Aquelas micro bolinhas que normalmente fazem parte da composição de alguns cosméticos como sabonete liquido causam um dano ambiental tremendo quando vão para rios e oceanos, já que além de serem poluentes alguns animais aquáticos acabam se alimentando disso :(.


Há tanta coisa natural que podemos usar para esfoliar e não prejudicar ninguém como: açúcar, aveia, sementes de frutas, pó de arroz, farinha de milho (fubá) e no caso do post de hoje, a borra de café

O que acho super bacana em usar a borra e não o pó do café sem uso ou outras coisas, é a possibilidade de reutilizar algo que iria pro lixo.  Parece que é um ótimo adubo pra nossas plantinhas também, não? Vou pesquisar ♥.

Bom, como eu faço? Pego uma quantidade que dê pra esfoliar o rosto e corpo e misturo com algum óleo vegetal até virar uma pastinha. Já usei azeite de oliva extra virgem, azeite + mamona (rícino) e funcionam muito bem, mas o meu queridinho foi o óleo de coco. Pra dar uma turbinada gosto sempre de adicionar 5 gotinhas de algum óleo essencial, como por exemplo o de PETITGRAIN.



Além de serem usados na aromaterapia, os óleos essenciais possuem vários benefícios pra saúde da pele, então aproveito para fazer do esfoliante meio que uma máscara de café também, já que aplico a mistura pelo rosto e corpo com movimentos leves e circulares e gosto de deixar ela ali agindo um pouquinho enquanto massageio as mãos, os pés, cotovelos e axilas (não esqueçam delas). 

Na hora de tirar é a mesma coisa, massageando e aproveitando o momento, sentindo o aroma do café e dos óleos exalando com o vapor e sentindo a pele macia e a mente revigorada


Adoro esses momentos de cuidados com a gente mesmo. Sinto que vai além de cuidar do que é palpável, do concreto, da pele em si. É um bem estar que passa pelo corpo e atinge a alma também, sabe? Um estado de plenitude que transcende a matéria ♡. 

39 comentários

  1. Menina, esfoliação com borra de café é tudo! Eu gosto de fazer com azeite pq adoro a sensação que ele deixa na pele depois, pura maciez hahaha não tem problema ficar um mês sem postar, como vc disse, acontece. Mas sempre que eu entro aqui e vejo um post novo meu coração fica quentinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm, deixa muiiito maciaa HAUSHUAHA pro corpo acho ótimo, mas pro rosto achei que o de coco não deixou oleoso e continua com sensação macia ♥
      Aiiiii, que comentário mais amor, Ju! Muito bom ler isso, de verdade ♥!
      Brigadãoooooo!

      Excluir
  2. Aaaaa, tava com muita saudade dos teus posts haha acredita que eu pensava em fazer isso há um tempo? Daí vem você e faz um post lindhu desse. Vou tentar fazer sem óleozinho a mais, pois não tenho <3
    beijo
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, sério? Veio em boa hora ♥ obrigada!
      Faz sim, funciona lindamente^^
      beijaummm

      Excluir
  3. esses dias a ste (do blog meu relicário) falou sobre a esfoliação com café + óleo de coco pra mim, fiquei super curiosa pra testar. mas eu entendi que ela faz com o pó de café, não imaginei que dava pra fazer com a borra, vou testar qualquer dia! e tô super curiosa pra testar esse óleos essenciais que você vive falando, preciso procurar pra comprar ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sté tbm faz entãoooo ♥! Simmm, aproveita a borra! Eu nem bebo café, então meu uso dele é assim hahahaha!
      E tu comprou, né? awn <3

      Excluir
  4. Eu já tinha visto algumas receitas caseiras para esfoliar, mas nunca com café. Achei interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, né? Eu prefiro com café do que a de açúcar inclusive ♥

      Excluir
  5. Que post mais lindo! ♥️ Eu nunca fiz esfoliação com café, fiquei curiosa! E amei as dicas dos óleos essenciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Kat! ♥ Se fizer espero que goste tanto quanto gosta de beber ^^!
      Eu sou aloka dos OE hahahah!

      Excluir
  6. menina, eu amei essa receita! eu amo esfoliação com fuba e mel, é mara demais. aliás, tem tempo que eu não faço, vou fazer essa semana. e a ideia de um óleo essencial é incrível. eu nunca pensei em acrescentar pra nada. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bommm! Eu quero experimentar fubá no lugar do café pra ver como é q fica. Bora esfoliar tudo ♥
      simmm, esse óleos servem pra tanta coisaaa *-*!

      Excluir
  7. Saudade desses seus posts lindos!!

    Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda!
      Saudade dos seus e de seus comentários ♥

      Excluir
  8. tava procurando alguma opção natural pra cuidar da pele ♥
    sabe se é bom pra pele oleosa? pq vai óleo de coco e tal :)

    bejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manieee! Eu pretendo fazer um post atualizado de cuidados faciais/pele e acho que vc vai gostar ♥
      A minha pele é mista e com o óleo de coco não sinto ela oleosa. Já o azeite tende a ser mais oleoso, mas nada que um tônico no rosto e um hidratante pra completar não resolvam comigo. No seu caso acho melhor usar algum outro óleo: de jojoba, uva...Dá uma pesquisadinha, eu realmente não lembro O:

      Excluir
    2. experimenta fazer só com a borra, Manieee

      Excluir
  9. Ebaaa! Post novo, já estava com saudades <3
    Eu AMO fazer esfoliante de café, sempre faço aqui em casa mas nunca coloquei óleo junto, sempre fiz ele só. É uma ótima dica já que óleo de coco é puro amor, né?!

    www.acrescentada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <333 estou aqui!
      Tão bom, né?! Nunca experimentei ele só, deve ser até uma ótima pra quem tem a pele oleosa, né? adorei ♥
      sim, óleo de coco é puro amorrr

      Excluir
  10. Eu já disse que adoro as tuas fotos?
    Adoro as tuas fotos.

    Nunca fui muito de ter esses cuidados com a pele, fazer esfoliação e essas coisas. Na verdade tenho muita preguiça, hehehe. Mas com a idade avançando preciso dar uma ajudinha para a genética.
    Gostei dessa possibilidade para esfoliação, mas não sou das mais fãs de café. Vou ter que adaptar.

    E é isso aí mesmo, a gente para um pouquinho, descansa (vive o mundo real) um pouquinho, mas sempre volta para nossos cantinhos amados *-*.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa ♥♥♥!
      Menina, eu nem sou de tomar, mas acho maravilhoso hahaha! Tenta com as outras opções que eu dei e tals então ^^!

      <3 beijosssss

      Excluir
  11. Eu amo esfoliar o rosto com borra de café <3 fica tão brilhante e macio *o*

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  12. Hoe, Grazi! Tudo bom contigo? :)

    Que saudades dos seus posts, flor! Que bom que você voltou - e ainda com dica lacradora, haha! ♥

    Esfoliação é algo que, embora saiba que teria de fazer mais vezes, faço muito esporadicamente e isso se deve ao fato de sempre ter usado mel e açúcar no processo: é meio chatinho ter de pegar os dois, quando não fazem muito parte do meu dia a dia.

    Agora, adoro café, adoro o cheirinho de café e nunca me passou pela cabeça fazer um aproveitamento desses! Imagina, então, se a mão não está coçando aqui pela próxima coação, né? E que demais ele dar um "up" na saúde da pele por ser justamente café. ♥

    Valeu pela dica, de verdade!
    Beijos, flor~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bom e contigo?

      Ebaaa, obrigada! Hahaha ♥

      Ahhhh simm, faça mesmoooo! Eu nem tomo café,só de vez em quando basicamente só meus pais, mas qnd vejo que tem borra e é fim de semana já tô lá pegando pra me esfoliar HAUSHAUHSU <3

      Imagina! beijãooo <3

      Excluir
  13. Eu uso o pó do arroz e amo, mas sempre misturei com sabonete liquido, vou testar com óleo, achei muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu até esqueci da possibilidade de usar só um sabonete liquido! ♥ é uma boa pra quem não rola usar o óleo de coco.
      Pó de arroz é muito amor <3

      Excluir
  14. QUE DICA MARAVILHOSA!!! E aqui o noivo joga muito disso fora =O AMEII!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EBAAAA S2 Pois é, aqui tbm ia tudo pro lixo. Amamosssxx! AHAUSHUA ♥

      Excluir
  15. Amei saber disso! Já quero fazer esse esfoliante! Beijos

    ResponderExcluir
  16. ja tinha feito com açúcar, mas agora pensando no seu post, o café faz mais sentido para mim que tenho a pele meio sensível a esfoliação. o café é beeem mais delicado que o açúcar né? vou tentar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmm! ele é mto mais fininho e ideal pro rosto q é uma área mais delicada s2

      Excluir
  17. Adorei essa ideia! Faz tempo que meu óleo de coco acabou, usava apenas no cabelo. Preciso comprar porque é uma ideia mais legal que a outra, e essa do café realmente me pegou. Amo café e o cheiro do café, com certeza farei em 2018!

    beijo

    uvm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to usando sem óleo nenhum ultimamente e ta dando super certo tbmmm s2
      tentou msm? HHAUHAUAA ❤️
      beijooo

      Excluir
  18. maravilhoso. Sempre fico ensaiando para testar essa receita, mas sempre postergo. Vou tentar essa semana.

    E simmmmm, borra de café é ótimo para plantas (menos aquelas suculentas mais sensíveis a água, essas meio que apodrecem com café)

    :D

    http://quirinojess.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. testa simmm! E como eu falei lá no insta eu nem uso óleo sempre. Já tira do coador quando for lavar e passa pra um potinho e armazena na geladeira que é sucesso!

      menina, obrigada pelo toqueeeee! quero muito testar nas plantinhas ^^

      Excluir
  19. A única vez que esfoliei com café foi quando usei uma máscara da Lush que levava café na composição.
    Vou super testar aqui em casa, amei real a ideia! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu até sei qual é essa da Lush! Hahahaha
      menina, faz simm! Espero que goxte ♥

      Excluir

Grazi Lotti Theme by STS.